quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Entidades participam do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania

 Foi realizado na tarde desta quarta-feira (20), a 24ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania no Auditório do Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês. A reunião tratou do seguintes assuntos: informes gerais, correspôndencias enviadas e recebidas, aprovação da 23ª Ata Ordinária, formação da Comissão para eleição do FMLC e apresentação do programa Cata Forte pelo catador de materiais recicláveis Daniel Obelar.

           Estavam presentes no evento representantes dos Correios, o Grupo de Escoteiros Mário Dilson, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Nacional de Saúde, entre outros.







Joana Lima







terça-feira, 19 de agosto de 2014

CEA Polonês recepciona evento nacional de conscientização ambiental


Com o objetivo de levar as comunidades à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente o Dia Nacional do Campo limpo foi celebrado em Campo Grande no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês. O evento é direcionado aos estudantes e as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas e visa também a divulgação dos resultados positivos e destaca o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de destinação final de embalagens vazias para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

            Leandro Manoel de Sousa, engenheiro agrônomo e gerente da central de recebimento das embalagens de agrotóxicos vazias da Associação Campo-grandense de Revendas Agrícolas (ACRA), destaca a amplitude dos resultados alcançados com a parceria da Prefeitura junto aos seus estudantes.

        “Realizamos a logística reversa desde 2000, somos o primeiro setor a realizar este trabalho. Sabemos também da importância em conscientizar a comunidade para o correto manuseio e destinação das embalagens de agrotóxicos. Através dessa parceria com as escolas, por meio da realização de concursos e da própria conscientização ambiental notamos que todos os anos aumenta o numero de recolhimentos e correta destinação de embalagens. Isso importante tanto para o meio ambiente como para a população”, enfatizou Leandro.

Roteiro de atividades

          Conforme os alunos chegavam eram feitas as entregas de materiais didáticos, os alunos eram divididos em turmas. Algumas turmas eram primeiramente encaminhadas para o auditório onde havia a apresentação de vídeo institucional do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e posteriormente a apresentação do teatro de fantoches “O homem e o meio ambiente” do Projeto Florestinha da Polícia Militar Ambiental, que agradou muito ao público, além de uma oficina de reciclagem de papel. Outras turmas eram conduzidas pelo técnico ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), por acadêmicos e técnicos da ACRA a realizar o percurso ecológico que compreendia a Casa Sustentável e paradas em estações onde eram fornecidas as explanações e demonstrações do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a realização da tríplice lavagem das embalagens de defensivos agrícolas e na última estação, o assunto tratado era a reciclagem das embalagens.

         Logo em seguida as turmas revezavam os roteiros das atividades. Ao final, foram oferecidos lanches e lembranças do evento para os mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) que participaram das atividades.

          Rodrigo Ferreira, 12 anos, considera relevante abordarem o assunto “É importante saber o perigo causado pela contaminação das embalagens e o que pode causar a nossa saúde e ao meio ambiente”, Alice Duran, 11 anos, enfatizou a forma como foi abordada a temática “Gostei da forma como apresentaram os equipamentos de proteção, os cuidados que devemos ter com as embalagens já que todos somos responsáveis e devemos ter esses cuidados com o meio ambiente” e Emily Raquel, 9 anos, ainda envergonhada com a entrevista, disse que irá conversar com seus pais sobre o que aprendeu e dizer para eles como é importante cada um fazer a sua parte “Gostei muito das atividades e conversarei com meus pais sobre o que aprendi sobre os agrotóxicos” afirmou.

             O evento é uma realização do Inpev por meio da ACRA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e apoio da Semadur.
 


Kátia Tavares - DRT/MS 325

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Semadur divulga ações desenvolvidas pelo Programa Manancial Vivo

             Amanhã (15), a partir das 8 horas, no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande (Semadur), em parceria com Agência Nacional de Água (ANA) e o Programa Água Brasil, realiza reunião para a apresentação das ações desenvolvidas através do Programa Manancial Vivo (PMV).

            A reunião tem o objetivo de apresentar os levantamentos técnicos e financeiros para a execução de obras e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), as reprogramações físicas e estratégias de implantação, a Captação de investimentos para o desenvolvimento do PMV entre outros. 

           Neste evento, os órgãos públicos, entidades de classe e empresas privadas conhecerão com mais detalhes o PMV, bem como serão convidados a participar do programa, haja vista que a bacia hidrográfica do Córrego Guariroba, atende aproximadamente 50% da população campo-grandense com o abastecimento de água potável, sendo considerado um importante manancial para o desenvolvimento do município.

                   A reunião também visa mobilizar os produtores rurais inscritos e àqueles que ainda não se inscreveram no Programa a participarem, bem como motivá-los a promover as adequações ambientais necessárias para que as propriedades estejam em dia com a legislação vigente e para que adotarem as boas práticas agropecuárias no manejo da propriedade.

              Estão previstas as participações do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Guariroba, Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Ministério Público Estadual 26ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal.

Programa Manancial Vivo

             O Programa Manancial Vivo segue as diretrizes e conceitos do Programa Produtor de Água, desenvolvido pela ANA, que é um programa voluntário de restauração do potencial hídrico e do controle da poluição difusa no meio rural. Prevê pagamentos aos produtores rurais que, por meio de práticas e manejos conservacionistas e de melhoria da distribuição da cobertura florestal na paisagem, contribuam para o aumento da infiltração de água e para o abatimento efetivo da erosão, sedimentação e incremento de biodiversidade. Proprietários rurais que já vêm adotando tais práticas nas bacias atendidas pelo PMV também poderão receber incentivos – pagamentos - se mantiverem seu comprometimento com essas práticas.

        Os PSA aos proprietários rurais serão baseados na realização e manutenção das práticas recomendadas pelos técnicos do programa PMV. O programa disponibiliza, gratuitamente, equipe técnica para elaboração dos Projetos e assistência técnica para a execução de todos os projetos que atendam os objetivos do PMV.

                                                                                    Katia Tavares DRT/MS 325

Workshop discute drenagem e manejo de águas pluviais

                                                                                                            Foto: Planurb

Após consulta pública para colher contribuições à minuta do Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas, a Prefeitura municipal de Campo Grande organizou sob a coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) o Workshop Drenagem e Manejo de Águas Pluviais. O Workshop aconteceu no Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês, na quarta-feira (13.08)) e foi importante para sistematizar opiniões e sugestões sobre o tema.

             O encontro contou com profissionais, técnicos e acadêmicos ligados à área para discutir e colher contribuições. Para o diretor-presidente do Planurb, Marcos Antonio Cristaldo as sugestões são de grande importância para a finalização deste Plano. Cristaldo explicou que a drenagem urbana está diretamente ligada aos impactos ambientais do município além de refletir diretamente no aspecto econômico da cidade. “Campo Grande será a primeira capital brasileira a instituir uma política municipal de drenagem urbana”, anunciou.

                A política propõe novas medidas e estratégias na busca da integração dos sistemas relacionados à água, solo e meio ambiente para recompor o ciclo natural das águas. Tem ainda a finalidade de controlar as enchentes e efetivar ações para auxiliar na gestão da drenagem urbana, para solucionar os alagamentos e enchentes no município.

             Durante o encontro, o engenheiro Peter Batista Cheung relatou que o monitoramento contínuo contribuiu para a prevenção. Cheung destacou a importância de integração de todos os dados sobre drenagem para que se possa construir uma cidade inteligente.

Katia Tavares Mte MS 325 e Mayara da Quinta Mte/MS 1277