segunda-feira, 18 de março de 2013

Prefeitura inicia ações da Semana da Água com plantio de mudas às margens do córrego Sóter



Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água e da gestão sustentável dos recursos hídricos e incentivar atitudes como a preservação dos leitos dos córregos urbanos, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), deu início as ações da Semana da Água, com o plantio de mudas às margens do córrego Sóter.

O plantio aconteceu no interior do Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês, realizado pelos alunos do 5º ano turmas A e B da Escola Profª. Danda Nunes. Antes do plantio, houve palestra com o tema “Mata ciliar, importância, conservação e recuperação”, proferida por Antônio Carlos da Silva Sampaio, professor e também engenheiro da Semadur. Durante sua apresentação, Antônio Carlos explicou aos alunos a importância da preservação da mata em torno dos córregos, rios e lagos para a qualidade da água.

O major da Polícia Militar Ambiental (PMA), Ednilson Queiroz, e coordenador do projeto Florestinha, esteve presente ao evento e explicou aos alunos sobre o trabalho realizado pela PMA e as atividades dos Florestinhas “A PMA tem a obrigação legal de proteger o meio ambiente. Estamos aqui hoje para falar da importância da preservação da natureza e principalmente da água. Um recurso tão necessário para a nossa vida”, o major destacou que os alunos ali presentes serão responsáveis pelo futuro do planeta, e desde hoje devem ter consciência dessa responsabilidade. O projeto Florestinha também realiza durante a semana evento alusivos a Semana da Água.

O prefeito Alcides Bernal, lembra sobre a importância da presença dos alunos e dos educadores nos plantios de mudas de árvores e ressalta que os Centros de Educação Ambiental do município estão de portas abertas a toda a população. “A Semadur está desenvolvendo um bom trabalho. Esses mecanismos oferecidos irão implementar, cada vez mais a educação ambiental que está desenvolvendo projetos e programas para garantir a qualidade de vida das pessoas”.

Após a apresentação da palestra, as crianças se direcionaram até a margem do córrego Sóter e realizaram o plantio das mudas. Thiago (9 anos) e Vitor (10 anos) nunca haviam visitado o CEA Polonês e gostaram muito do local “A gente não conhecia o CEA Polonês, estou adorando conhecer e plantar as árvores. Na minha casa eu rego todos os dias as plantas”, contou Thiago.

Nicolle (10 anos) já havia plantado uma árvore antes e hoje teve a oportunidade de novamente fazer está ação “Já tinha plantado antes, mas aqui a experiência é diferente, todo mundo plantando junto e aprendendo é mais legal”, disse Nicolle.

Luis Felipe (10 anos), contou que já plantou anteriormente três árvores, mas que hoje foi diferente “Hoje aprendi certinho como plantar e foi divertido fazer isso com os meus amigos da escola”.

Para a professora Eleir, o aprendizado na prática é o melhor método para as crianças “Nós temos os livros, porém é prazeroso para os alunos essa prática, fora da sala de aula, onde eles tem a oportunidade de praticarem o que já aprenderam na teoria”, apontou a professora Eleir que juntamente com os alunos plantou uma muda.

Todas as autoridades presentes, os técnicos da Semadur e os agentes de trânsito Cueva e Inês também participaram do plantio. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) participou do evento apoiando no deslocamento dos alunos até o CEA Polonês.

Ao término do plantio os alunos aprenderam um pouco mais sobre a “Casa Sustentável”, edificada no CEA Polonês, considerada um exemplo na utilizando produtos ecológicos em quase todos os itens de sua construção. Todos que participaram do plantio também puderam levar para casa uma muda de acerola, uma forma de propagar os conhecimentos obtidos durante o evento.

Katia Tavares
DRT/MS 325

sexta-feira, 15 de março de 2013

Prefeitura promoverá ações para celebrar o Dia Mundial da Água

Dia 22 de Março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de chamar a atenção para a importância da água e da gestão sustentável dos recursos hídricos. Visando conscientizar a população, empresas e órgãos públicos na busca de soluções e participação em iniciativas que garantam quantidade e qualidade de água para todos, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), promoverá a Semana da Água.

Nesta semana terão início várias ações alusivas à data, voltados a educação ambiental e a conscientização para o uso racional da água. Os eventos comemorativos serão realizados entre os dias 18 e 22 de março, com palestras e eventos voltados a toda população. Alguns desses eventos terão continuidade ao longo do mês.
 
 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Fórum Municipal do Lixo e Cidadania promove primeira reunião de trabalho em 2013


O Fórum Municipal do Lixo e Cidadania (FMLC) iniciou seus trabalhos na última quinta-feira (28), promovendo sua 9º Reunião Ordinária. Na pauta do encontro foram apresentadas algumas propostas de trabalho e ações para serem desenvolvidas pelo Fórum durante 2013. A reunião foi conduzida por Dirceu de Oliveira Peters, coordenador-adjunto do Fórum, e teve a participação de Odimar Luis Marcon, secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).
Secretário Odimar Luis Marcon

O titular da Semadur, Odimar Luis Marcon destacou a importância do Fórum quanto espaço democrático e entidade voltada a discussões e apresentação de encaminhamentos oportunos referente aos assuntos nele abordado “A prefeitura se coloca à disposição do Fórum. Estamos empenhados e atentos em receber e discutir possibilidades que sejam encaminhadas pelo Fórum. A Semadur sempre apoiará o encaminhamento de soluções plausíveis, ou que de algum modo minimizem os problemas” pontuou Marcon.


Marcon e Dirceu, coordenador-adjunto do FMLC
Dentre o plano de trabalho para este ano, destacamos as ações propostas pela Comissão de Coleta Seletiva que apresentou a proposta de acompanhar junto à empresa ganhadora do certame licitatório de coleta dos resíduos urbanos se os resíduos reciclados estão sendo destinados aos catadores, como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a elaboração um projeto básico de implantação de coleta seletiva que deverá ser apresentado às instituições ligadas ao comércio e a indústria. Onde também serão levantados quais os grandes estabelecimentos comerciais e empresas privadas que estão fazendo a coleta seletiva, e quais empresas deveriam fazer a logística reversa, e ver se os mesmo estão executando ou ainda estão na fase de implantação desse projeto. Para os componentes dessa comissão esta ação poderá ser realizada em conjunto com a Comissão da Cadeia Produtiva dos Resíduos Sólidos e Comissão de Educação Ambiental do Fórum.
Apresentação da Fiocurz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) solicitou espaço durante o encontro para expor o Programa de Atenção Integral à Saúde dos Catadores de Resíduos Sólidos, proposto como futuro programa a ser discutido pelo Fórum.

Esta é a primeira Reunião Ordinária neste ano. O Fórum é um espaço plural e democrático composto por pessoas, entidades governamentais, não governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada envolvidos direta ou indiretamente com a gestão dos resíduos. Momento onde ocorrem debates, proposições, articulações, apoio técnico, capacitações e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos de Campo Grande.

Serviço: Mais informações sobre o Fórum pelo telefone 3314-3294 ou através do email: fmlc.campograndems@gmail.com.

Katia Tavares
DRT/MS 325