quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Chuveiro híbrido – mais uma inovação da Casa Sustentável

Aliando energia elétrica ao sistema de aquecedor solar, o chuveiro híbrido da Cardal é mais uma tecnologia na Casa Sustentável do CEA Polonês. O equipamento é um lançamento no mercado nacional e o sistema prevê economia de água e baixo consumo de energia.


A água é aquecida pelo sistema de aquecedor solar instalado no telhado e armazenada em um cilindro chamado “boiler”. Quando houver muitos dias chuvosos ou se o consumo de água quente da casa aumentar significativamente, ao ponto das placas solares não conseguirem aquecer água suficiente para o banho, o chuveiro híbrido ativa o uso da energia elétrica.


A vantagem do uso deste tipo de tecnologia está na capacidade de desativar instantaneamente o uso da eletricidade, quando houver água suficientemente aquecida, pela energia solar.


Sem a utilização desta tecnologia o sistema de aquecimento solar necessita de uma resistência elétrica dentro do “boiler” para manter aquecida a água do reservatório, elevando o consumo de energia elétrica . O problema era notado no aumento da conta de energia devido ao consumo desnecessário de eletricidade.


A utilização de duchas convencionais, também influência no desperdício de água devido à distância entre o “boiler” e a ducha. Se o reservatório estiver muito distante, a água fria que já está nos encanamentos é descartada no primeiro momento do banho, até a chegada da água aquecida.


Com a utilização do chuveiro híbrido este problema não existe, pois o sistema aquece com energia elétrica a água que seria desperdiçada. No momento em que a água aquecida pelo sol chega ao chuveiro, a eletricidade é desativada gradativamente, mantendo a temperatura, sendo imperceptível ao corpo a mudança.


Ducha x Chuveiro


Apesar dos termos serem utilizados em diversos casos existe uma diferença conceitual. A palavra ducha remete ao equipamento que não aquece a água com energia elétrica, ou seja, não possui uma resistência embutida e tem a utilidade de apenas regular o fluxo da água.


Chuveiros são equipamentos voltados para o aquecimento da água do banho e não apenas para sua dispersão. Com a utilização da eletricidade, os chuveiros têm um menor fluxo de água, necessário para aquecer a água no equipamento.


Já que as duchas não utilizam a energia elétrica, a água precisa chegar aquecida por outros meios, como aquecedores solares ou a gás. Os chuveiros híbridos unem os dois conceitos e por este motivo são inovadores, conseguindo mesclar as energias utilizadas, gerando economia de energia e auxiliando na preservação do meio ambiente.


Para saber mais sobre os equipamentos da Cardal acesse: www.cardal.com.br


Mayara da Quinta

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Escolas no CEA Polonês


Nesta semana o Centro de Educação Ambiental Polonês recebeu três visitas.


Na segunda-feira (21) no período matutino o CEA recebeu a visita dos alunos do ensino fundamental do Colégio Evangélico Campograndense, onde participaram das atividades de educação ambiental, com teatro e ensinamentos da educadora Lu Bigatão.


Durante a tarde o CEINF Lúcia Angela de Castro Costa, também participou com seus alunos, do ensino fundamental, das ações. O CEA encerrou sua semana de visitas escolares ontem, (22) durante a tarde, com o Colégio Adventista Jardim dos Estados.


Mayara da Quinta

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Semana no CEA Polonês

Mayara da Quinta

Segunda-feira pela manhã o CEA Polonês recebeu a visita da escola municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz, os alunos do ensino fundamental participaram das atividades elaboradas pelos educadores Lú Bigatão e Nereu Rios.

A tarde o Centro de Referência da Assistência Social Hércules Mandetta levou seus alunos de 5 a 11 anos para conhecer as programações educativas do CEA. Na terça-feira (8), foi a vez do Centro de Educação Infantil - Ceinf Vera Alba Congro Bastos levar seus alunos de 4 e 5 anos para participar. E no período vespertino ainda houve visita da escola estadual Luísa Vidal Borges Daniel, com alunos do ensino fundamental.

Gincana

A Gincana ambiental para os alunos do ensino Médio, elaborada pelos educadores Mara Calvis e Heitor Simões, continua e a pontuação das escolas participantes é sempre somada para classificação do ranking. A escola que somar mais pontos até o final do ano será premiada.

Ontem (9) os alunos de ensino Médio da escola Estadual Professora Brasilina Ferraz Mantero participaram da gincana pela manhã. A escola somou 1.900 pontos, e o grupo vencedor foi o vermelho, com os alunos: Rafael, Marco e Oséias.

No período da tarde foi a vez da escola estadual Amélio de Carvalho Baís, que obteve pontuação total de 2.750 pontos. A equipe vencedora é a marrom com os integrantes: Iasmin, Emilly, Gabrielly, Ana Gabriela, Maira, Mariana, Francisco e Izabela.

Hoje, a escola estadual Tiago de Oliveira encerra as atividades educativas da semana.

Evento

Acontece hoje e amanhã no CEA a Oficina de Apresentação dos Estudos que Embasarão o Enquadramento da Bacia do Rio Anhanduí, desde a nascente até a confluência com o Córrego Cachoeira.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Palestra sobre a Casa Sustentável

Casa Sustentável no CEA Polonês
 Mayara da Quinta

Para explicar o funcionamento da Casa Sustentável do Centro de Educação Ambiental Polonês, o arquiteto Julio Lima Vera, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), vai à faculdade Anhanguera Unaes, no dia 16 às 19h, em palestra para alunos do curso de Administração de Empresas.

A palestra abordará todos os materiais de construção, equipamentos e tecnologias utilizados na Casa Sustentável, como o concreto ecológico feito de raspas de pneu, tijolos e telhas recicláveis, sistema de aquecimento solar, captação de água de chuva, chuveiro híbrido, entre outras inovações sustentáveis empregadas.

O evento prevê ainda exposição de projetos acadêmicos dos alunos do curso de Administração.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ARTIGO: Só há um planeta Terra

Por MARA CALVIS e HEITOR SIMÕES
Escritores e Educadores Ambientais

Tudo na vida é preciso conhecer para cuidar. Tudo na vida é preciso entender para participar. Só não devemos é perder a vida para, só depois, valorizá-la. Assim está a vida do planeta: escorrendo pelas nossas mãos. É preciso mudar urgentemente a nossa maneira de ver, de pensar e de agir sobre o planeta Terra. Ele é a nossa casa. Ele é a nossa vida. Ele é o nosso melhor e único caminho.

Muito se fala ou se tem falado nos últimos anos sobre a questão ambiental. A natureza está pedindo de volta o que os homens, muitas vezes, por suas inconseqüentes ações, tiraram e tiram dela. O “Pedir de Volta” talvez seja um sinal de que é preciso repensar nossas ações e atitudes de forma urgente a respeito e com respeito a nossa mãe natureza e ao nosso planeta.

Contudo, ainda se faz necessário que nós possamos buscar mecanismos para alertar as pessoas para a importância de proteção ao mundo em que vivemos. Só há um planeta Terra. E pelo que observamos, é necessário que o homem mude urgentemente a sua maneira de pensar e ver o mundo.

Para tanto, é necessário que a educação seja essa ponte fundamental para a tomada de consciência das pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos.

O Centro de Educação Ambiental do município de Campo Grande/MS o CEA Polonês, é hoje, no Brasil, um dos melhores espaços no tocante a reflexão, formação, informação e produção de atividades ambientais.
É um espaço democrático na conscientização do que é realmente importante para a formação consciente de todos os cidadãos que se preocupam com o meio ambiente.

As atividades desenvolvidas em forma de palestras, oficinas, caminhadas, gincana, teatro, dentre outras, com profissionais qualificados, demonstra a preocupação do CEA com a educação ambiental na sensibilização e conscientização das pessoas para questões sociais e ambientais, com mudanças de ações e atitudes ecos-cidadã.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Visita da Semana


Reciclão acompanha atento as atividades no CEA
Mayara da Quinta 

A Escola Estadual Fausta Garcia Bueno visitou o CEA Polonês, ontem (3), com os alunos do ensino Médio que participam da gincana de educação ambiental elaborada pelos escritores Mara Calvis e Heitor Simões, autores de "Lixo no lugar certo, planeta vivo e esperto".

A gincana tem diversas atividades e trata de questões como a economia de água no banho, na escovação e na limpeza das calçadas. A reciclagem, destinação adequada dos resíduos e o consumo consciente, também são abordados.

“Nada contra o consumo, desde que venha de uma forma sustentável. Devemos exercer o papel de cidadão e cuidar do meio ambiente.” – afirma a organizadora da gincana, Mara Calvis.

O grupo vencedor da atividade foi o “azul”. Com a vitória os alunos: Ari, Jeverson, Laisy, Karla, Vinicius, Murilo e Mileice, contribuíram com a pontuação da escola que somou 2.650 pontos e está em segundo lugar no ranking.