sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Olhos de jabuticaba para cuidar do meio ambiente


 Lairtes Chaves


Foto: Lairtes Chaves


Nas lembranças que remetem às casas de vó, nos quintais avermelhados das casas com design nem tão moderno assim. Quantos momentos da infância seriam realmente memoráveis se não fossem pelas subidas travessas nos galhos das árvores, carregados de frutas, de folhas, de sonhos.


 
De todas essas árvores de frutas e de sonhos, uma em especial marca os quintais. Saudosas bolinhas pretas, coladas ao tronco liso. Aqueles pretumes doces, de casca cerosa, que brincando com os dentes só soltam um “ploc”.


 
Gostosa lembrança? Deliciosa realidade. O doce e a presença dos olhos múltiplos, pretos e esbugalhados da jabuticabeira são atração permanente do CEA Polonês.



Foto: Lairtes Chaves

A árvore, que pode chegar até 10 metros de altura e tronco manchado liso de até 40 cm de diâmetro, está coberta da frutinha mais apreciada dos sonhos e das saudades de cada geração.


 
Seus pequenos frutos de casca preta e polpa branca ligados à semente, podem ser consumidos diretamente do pé, ou ainda em geléia, suco, licor, aguardente, vinagre e até vinho.


Foto: Lairtes Chaves



O Centro de Educação Ambiental convida a todos para uma caminhada na trilha ecológica, onde as jabuticabeiras aguardam ansiosamente pelo encontro. Doce encontro, com a mensagem de tornar a cultivar árvores frutíferas nos quintais, e sonhos de infância, que nos faz lembrar da importância das árvores e de preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário